sponsor

sponsor

Slider

Imagens de tema por kelvinjay. Tecnologia do Blogger.

Rádio Mega DJ

Pesquisar este blog

Parceiros do Blog RK News

Blog Archive

Rivaldo Júnior Fotografias

Recent in Sports

Home Ads

Recent Tube

Business

Technology

Life & style

Games

Sports

Fashion

» »Unlabelled » Micarla de Sousa inaugura Alameda Deífilo Gurgel em Barro Vermelho

Micarla de Sousa inaugura 2ª Alameda da cidade. Foto: Veronica Macedo
A prefeita de Natal Micarla de Sousa, inaugurou nesta quinta-feira (1º) a Alameda Deífilo Gurgel localizada em Barro Vermelho. Esta é a segunda 'Alameda da Gente' entregue pela atual gestão à população da cidade, que poderá utilizar o espaço para caminhada ou corrida.

Na ocasião foi inaugurada também a 15ª Academia da Terceira Idade (ATI) que convida toda população do bairro à fazer uma atividade física, devidamente acompanhados por professores de educação física disponibilizados pela Prefeitura do Natal. "Aproveito este momento para informar à todos vocês aqui presentes que a prefeita Micarla de Sousa, nos autorizou à adquirir mais 50 academias, além das 27 que já temos e estamos instalando pela cidade", revelou Luiz Antônio secretario de serviços urbanos de Natal.

A chefe do Executivo municipal falou da importância de Deífilo Gurgel para a cultura de Natal e do Rio Grande do Norte. "Essa alameda leva o nome de um homem grande que contou a historia da nossa terra, enaltecendo homens e mulheres da verdadeira cultura popular", disse Micarla de Sousa.

A prefeitura através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) recuperou o piso do Parque Ney Marinho, onde ficam instaladas a Alameda Deífilo Gurgel e a ATI, uma iluminação mais adequada foi instalada no local levando, mais segurança aos moradores que utilizarem o espaço. A Companhia de lixos da cidade, Urbana, fez toda a limpeza do local e durante o período em que o espaço estiver sendo utilizado pela população agentes de trânsito e guardas municipais farão a segurança dos moradores.

Foram investidos R$ 55 mil reais na recuperação do espaço e implantação da alameda e ATI. A prefeita Micarla de Sousa, lembrou dos benefícios à saúde que serão proporcionados com a prática de exercícios físicos no local. "A alameda é um lugar que pode trabalhar a qualidade de vida do natalense. Com espaço pra exercício, iluminação diferenciada e com professores de educação física em determinados horários, além da guarda municipal. Estamos primando também pela saúde, lazer e relacionamento da população", comentou.

Durante a solenidade de inauguração da Alameda Deífilo Gurgel foram entregues 1.000 exemplares da obra de literatura de cordel intitulada “Deífilo Gurgel, Mestre da Cultura”, de autoria de Abaeté do Cordel, apresentações culturais com o grupo Folia de Rua, que encantou a todos os moradores presentes. "Esta foi uma forma que o grupo Folia de Rua, escolheu para homenagear o nosso grande incentivador cultural Deífilo Gurgel", disse emocionado Jorge Negão diretor do Folia de Rua.

Conheça Deífilo Gurgel

O folclorista Deífilo Gurgel percorreu o todo o Rio Grande do Norte para fazer um levantamento minucioso do que ainda restava dos romances ibéricos imortalizados por nomes como Dona Militana, de São Gonçalo do Amarante.

Em sua pesquisa descobriu romances de antes só se tinha registro de versões em espanhol, como “Milagres do Trigo, apresentado por Dona Militana. O romance Paulina e Don João, recitado por Dona Maria Aleixo em Nísia Floresta, foi outro destaque de sua pesquisa. A terceira descoberta de Deífilo Gurgel foi o romanceiro Pedro Ribeiro, de São Pedro do Potengi, que conhecia cantigas antigas dos tempos áureos da pecuária potiguar.

Ao falecer aos 85 anos, deixou pronto o livro "Romanceiro Potiguar", que reúne 300 romances medievais, cantos de incelências que ele coletou durante 1985 e 1995, com algumas atualizações nos anos seguintes, e mais de 100 entrevistas realizadas e que se encontra na gráfica Manibu pronto para sair com patrocínio da Fundação José Augusto.


Por: Rodrigo Klyngerr

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply