sponsor

sponsor

Slider

Imagens de tema por kelvinjay. Tecnologia do Blogger.

Rádio Mega DJ

Pesquisar este blog

Parceiros do Blog RK News

Blog Archive

Rivaldo Júnior Fotografias

Recent in Sports

Home Ads

Recent Tube

Business

Technology

Life & style

Games

Sports

Fashion

» »Unlabelled » Todos os contribuintes de ISS de Natal deverão emitir Nota Fiscal Eletrônica

Com essa medida a Prefeitura de Natal pretende otimizar o controle fiscal e extinguir a nota fiscal de papel

A Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e) passa a ser obrigatória para todos os prestadores de serviço de Natal, que terão até o dia 30 de março para solicitar a inclusão no sistema. A determinação consta da portaria nº 012/2012, publicada no Diário Oficial de quinta-feira (1º), que define ainda quais as atividades excluem-se da obrigatoriedade e estabelece que escolas e estacionamentos, que eram desobrigados de emitir qualquer tipo de nota fiscal, passam a ser obrigados a emitir o documento eletrônico.

O processo de implantação da Nota Fiscal Eletrônica, ou Nota Natalense, começou em 2011 com a inclusão das primeiras atividades no sistema. Até o final de 2011, 6.238 contribuintes já eram emissores de NFS-e, de um total aproximado de 9.000 CNPJ’s ativos e com movimentação econômica nos últimos 2 anos. O objetivo da Prefeitura de Natal é que ainda no primeiro semestre deste ano o documento fiscal de papel seja extinto.

De acordo com a portaria nº 012/2012, excluem-se da obrigatoriedade da emissão de NFE-s: pessoa física, instituições bancárias, administradoras de cartão de crédito, administradoras de consórcio, cartórios, serviços de diversões públicas, empresas prestadoras do serviço de transporte urbano de passageiros, e microempreendedores individuais.

É importante ressaltar que todas as entidades, independente de imunes ou isentas (que não pagam efetivamente ISS, porém prestam serviços caracterizados como base de cálculo do imposto) também deverão emitir a NFS-e. Atualmente estes estabelecimentos utilizam a nota fiscal de papel.

Escolas e estacionamentos

A Secretaria Municipal de Tributação (Semut) chama a atenção para segmentos que não eram emissores do documento em papel e agora serão obrigados a emitir o documento eletrônico. Este é o caso do setor de prestação de serviços de educação e também de estacionamentos, que apenas apresentavam um mapa através da Declaração Digital de Serviços (DDS) que substituía a Nota Fiscal. Além desses, os contribuintes enquadrados no regime de estimativa que pagavam até R$ 150,00 de ISS por mês também passam a ser obrigados a emitir a NFS-e.

Contribuinte de ISS e ICMS terão que se adequar

Outra mudança a partir da portaria diz respeito aos contribuintes que utilizam Nota Fiscal Mista ou Cupom Fiscal. Para estes contribuintes, o documento fiscal autorizado pela Secretaria Estadual de Tributação (SET) passa a ser considerada como um Recibo Provisório de Serviço. Sendo assim, o contribuinte deve converter este recibo em Nota Fiscal Eletrônica em até 10 dias após a emissão do documento.

Prazos se encerram dia 30

De acordo com o Secretário Municipal de Tributação, André Macedo, o prazo para que todos os segmentos façam o requerimento de inclusão no sistema se encerra dia 30 de março. “Este prazo é para que todos os contribuintes façam seus pedidos, mas a implantação da NFS-e só será concluída quando a Semut analisar e autorizar a inclusão de todos os contribuintes”, disse. Além disso, o secretário informou que está previsto para o dia 16 de março um treinamento para utilização da Nota Natalense, onde a tributação irá prestar esclarecimentos sobre o funcionamento do sistema. “Além disso, iremos estabelecer um plantão especial de atendimento formado por auditores da área de tecnologia e auditores de regras de negócio para atender à demanda a partir do dia 12 de março”, disse André Macedo.

Sobre a Nota Natalense

O sistema de emissão da nota fiscal eletrônica, Nota Natalsense, foi desenvolvido pelos auditores da Semut e entrou em funcionamento no dia 15 de fevereiro de 2011. De acordo com o secretário André Macedo, em 2011 foram emitidas cerca de 670 mil notas ficais eletrônicas, o que possibilitou a arrecadação de mais de R$ 84 milhões. Até o fim de 2011 6.238 contribuintes eram emissores de NFS-e, de um total aproximado de 9.000 CNPJ’s ativos e com movimentação econômica nos últimos 2 anos.


*Com informações da Secom

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply