headlines

sponsor

sponsor

Slider

    Imagens de tema por kelvinjay. Tecnologia do Blogger.

    Rádio Mega DJ

    Pesquisar este blog

    Parceiros do Blog RK News

    Blog Archive

    Rivaldo Júnior Fotografias

    Recent in Sports

    Home Ads

    Recent Tube

      Business

        Technology

          Life & style

            Games

              Sports

                Fashion

                  » »Unlabelled » Vettel sobra na Turquia, lidera desde o início e vence sua terceira em 2011
                  Unknown

                  A pole position com sobras no treino classificatório de sábado era um indício do domínio que poderia acontecer na prova. E ele veio. Sem ser ameaçado pelos adversários e protegido do mau-olhado com um capacete com o olho turco, Sebastian Vettel venceu o GP da Turquia e chegou à terceira vitória em quatro corridas na temporada. De quebra, ainda liderou a primeira dobradinha da RBR no ano, que ainda teve Mark Webber na segunda posição, após ultrapassar Fernando Alonso nas voltas finais. O espanhol da Ferrari teve de se contentar com a terceira posição, em seu primeiro pódio em 2011.

                  O resultado na Turquia ampliou a diferença de Vettel no campeonato. O alemão da RBR tem agora 93 pontos, 34 à frente de Lewis Hamilton, quarto colocado na corrida deste domingo e que é o vice-líder do Mundial de Pilotos. O inglês da McLaren superou Jenson Button, que tinha os pneus mais desgastados nas voltas finais. Seu companheiro de equipe caiu para sexto, atrás de Nico Rosberg, da Mercedes, que conseguiu um ótimo quinto lugar apesar dos problemas.
                  Sebastian Vettel longe dos adversários: um resumo do que aconteceu ao longo das 58 voltas (Foto: EFE)

                  Os brasileiros não tiveram um bom desempenho na Turquia. Felipe Massa, da Ferrari, fez uma boa largada e um início forte de corrida, mas perdeu desempenho e cometeu alguns erros, além de problemas nos pit stops. Ele acabou em 11º, fora da zona de pontuação. Rubens Barrichello, da Williams, tentou apostar em uma tática de três paradas, uma a menos que os rivais, mas que não deu certo. Ele ficou apenas com a 15ª posição, uma volta atrás de Vettel.
                  A próxima prova do Mundial de Fórmula 1 será o GP da Espanha, no dia 22 de maio.
                   
                  A corrida

                  Com tempo ensolarado e 17ºC de temperatura, os carros se preparavam para a largada do GP da Turquia sem a incerteza da chuva. Entretanto, o calor mais intenso que nos outros dias do fim de semana deixava uma interrogação na cabeça das equipes: apostar em três ou quatro paradas, por causa do alto desgaste dos novos pneus Pirelli no circuito de Istambul.

                  Na largada, Vettel se manteve à frente com facilidade, enquanto Webber perdeu a segunda posição para Rosberg, que saltou melhor. Hamilton se manteve em quarto na primeira curva, mas foi pressionado por Alonso e acabou cometendo um erro em uma das curvas do miolo do circuito. Ele caiu para sexto após ser superado pelo espanhol e pelo companheiro Button.

                  Massa, que se manteve na décima posição, atacou Heidfeld na segunda volta e assumiu a nona posição da corrida. Barrichello, que vinha em 11º, fez a mesma manobra na passagem seguinte e entrou na zona de pontuação. Schumacher, que vinha sofrendo com os rivais, dividiu uma curva com Petrov, tocou no russo e teve sua asa dianteira quebrada, tendo de entrar nos boxes.

                  Com Vettel já bem à frente, Webber recuperou a segunda posição na quinta volta ao ultrapassar Rosberg usando a asa móvel e o Kers. Alonso fez o mesmo com o alemão na sétima volta e subiu para terceiro. Mais atrás, Hamilton e Button travavam uma disputa acirrada pela quinta posição. O campeão de 2008 acabou levando a melhor após várias divididas nas curvas.

                  Massa, que aproveitou a disputa entre as McLarens para se aproximar, superou Hamilton na nona volta. Mas os dois entraram juntos nos boxes para fazer a primeira parada e o brasileiro, graças a um péssimo trabalho da Ferrari, acabou superado pelo inglês novamente. Vettel entrou na 11ª passagem nos boxes e voltou após um rápido pit stop na segunda posição, atrás apenas de Button. O alemão superou o rival duas voltas depois e o inglês aproveitou para fazer a parada.

                  Massa, que vinha próximo de Rosberg, conseguiu a ultrapassagem na 20ª volta, mas tomou o troco na freada para a curva 14. O alemão se manteve em quinto momentaneamente. O brasileiro só conseguiu sucesso duas voltas depois e Button, que tinha acabado de fazer a segunda parada, também superou o piloto da Mercedes, que decidiu entrar nos boxes na 23ª.

                  Na liderança, Vettel fez sua segunda parada na 25ª e voltou na liderança da corrida com muita tranquilidade. Cinco voltas depois, Alonso ultrapassou Webber e assumiu o segundo lugar, enquanto o australiano tinha problemas com o desgaste de pneus. Button também pressionava Massa, que estava preso atrás de Petrov, o quinto colocado no momento. O inglês superou o brasileiro na 35ª volta e o piloto da Ferrari optou por também entrar nos boxes.

                  Hamilton, que vinha em quarto, teve problemas em seu pit stop. A McLaren se enrolou na troca do pneu dianteiro direito e o inglês perdeu muito tempo. Com pneus novos, entretanto, o inglês andava muito rápido e tentava recuperar o tempo perdido. Webber também continuava rápido na perseguição a Alonso para tentar voltar ao segundo lugar e completar a dobradinha da RBR.

                  Na 46ª, Webber parou pela quarta vez e abriu a última sequência de paradas. Na volta seguinte foi a vez de Alonso e Vettel, na 48ª. Os novos pneus deixaram o australiano ainda mais rápido e ele chegou rapidamente no espanhol. A ultrapassagem veio na 52ª volta, após uma disputa acirrada na parte final do circuito. Alonso ainda tentou o troco, mas falhou duas vezes.

                  Na frente, Vettel caminhou com muita tranquilidade para a vitória, mais de oito segundos à frente do companheiro Webber. Alonso completou o pódio em terceiro, 1s2 atrás do australiano. O alemão conseguiu seu terceiro triunfo no ano e lidera o campeonato com muita tranquilidade.
                   
                  Confira o resultado final do GP da Turquia, em Istambul (309,396 quilômetros):

                  1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 58 voltas em 1h30m17s558
                  2 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 8s807
                  3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 10s075
                  4 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 40s232
                  5 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 47s539
                  6 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 59s431
                  7 - Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - a 1m00s857
                  8 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - a 1m08s168
                  9 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 1m09s300
                  10 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1m18s000
                  11 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1m19s80012 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1m25s400
                  13 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 1 volta
                  14 - Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
                  15 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1 volta16 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 1 volta
                  17 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - a 1 volta
                  18 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - a 1 volta
                  19 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - a 2 voltas
                  20 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - a 2 voltas
                  21 - Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) - a 3 voltas
                  22 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - a 5 voltas
                  Não completaram:Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 14 voltas/mecânico
                  Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - a 58 voltas/câmbio
                  Melhor volta: Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m29s703, na 48ª

                  Fonte: Globo Esporte

                  «
                  Next
                  Final! Timão crê na ‘treinabilidade’ de Tite, e Santos, no trabalho de Muricy
                  »
                  Previous
                  Criação de Tapajós e Carajás custariam cerca de R$ 5 bilhões por ano
                  Pages 22123456 »

                  Nenhum comentário:

                  Leave a Reply