sponsor

sponsor

Slider

Imagens de tema por kelvinjay. Tecnologia do Blogger.

Rádio Mega DJ

Pesquisar este blog

Parceiros do Blog RK News

Blog Archive

Rivaldo Júnior Fotografias

Recent in Sports

Home Ads

Recent Tube

Business

Technology

Life & style

Games

Sports

Fashion

» »Unlabelled » Iberê Ferreira de Souza morre aos 70 anos, veja a trajetória política do ex-governador

Foto oficial da última campanha disputada por Iberê Ferreira em 2010. Foto: Arquivo do blog
Morreu neste sábado (13) aos 70 anos, o ex-governador do Rio Grande do Norte Iberê Ferreira de Souza. 

Iberê lutava há quatro anos contra um câncer e encontrava-se internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde tratava de uma meningite. 

A classe política do Rio Grande do Norte lamentaram através de suas redes sociais a morte do ex-governador. "Com muita tristeza e pesar, recebo a notícia do falecimento de um grande amigo e companheiro de muitas lutas, Iberê Ferreira de Souza", escreveu o presidente da Câmara dos Deputados e candidato ao Governo Henrique Eduardo Alves em seu Twitter. 

A governadora do Estado e candidata que derrotou Iberê em 2010, Rosalba Ciarlini, lamentou a morte do ex-governador e decretou luto oficial de três dias a partir de amanhã (15).

Velório e sepultamento

O velório do corpo do ex-governador Iberê Ferreira de Souza será realizado nas cidades de Santa Cruz e Natal.

A cidade de Santa Cruz será a primeira a velar o corpo do ex-governador. Segundo informações da assessoria a previsão é que o velório tenha início às 1h30 da madrugada desta segunda-feira (15) e será encerrado uma hora depois.

O corpo seguirá para Natal, onde será velado a partir das 5h na Escola de Governo, no Centro Administrativo. 

A partir das 15h uma missa de corpo presente será realizada pelo arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. Às 16h o corpo seguirá em cortejo no carro do Corpo de Bombeiros com destino ao Cemitério Morada da Paz, em Emaús.

Trajetória política de Iberê Ferreira de Souza

Iberê era filiado ao PSB e disputou sua última campanha em 2010 quando foi derrotado pela atual governadora Rosalba Ciarlini. 

Advogado de formação, Iberê Ferreira de Souza nasceu em 27 de fevereiro de 1944. Era filho de Odorico Ferreira de Souza e Hermengarda O’Grady de Paiva Ferreira de Souza.

No ano de 1969 filiou-se ao MBD (atualmente PMDB) onde disputou sua primeira eleição sendo eleito deputado estadual entre os anos de 1970-74. Em 79 Iberê deixou o MDB para integrar a equipe do então governador Lavoisier Maia, onde assumiu os cargos de chefe de Gabinete e Secretário de Governo entre os anos de 1979-83.

No ano de 1982 Iberê filiou-se ao PDS, onde foi eleito suplente de deputado federal, assumindo o cargo logo em seguida. 

Entre os anos de 1983-86 ele assume o cargo de superintendente regional da Legião Brasileira de Assistência no governo de José Agripino Maia.

Iberê deixa o PDS e filia-se ao PFL onde concorreu e venceu em 1986 ao cargo de deputado federal, e reeleito nas eleições de 1990 e 1994.

Em 1997 a convite do então governador Garibaldi Alves Filho, Iberê Ferreira assumiu a Secretaria de Ação Social e trocou novamente de legenda partidária ingressando ao PPB.

Em 1998 Iberê concorre mais uma eleição para deputado federal, dessa vez pelo PTB, onde foi novamente eleito.

No primeiro ano de mandato de Wilma de Faria, Iberê assumiu a Secretaria de Agricultura. 

Em 2006 foi eleito vice-governador na chapa de Wilma, onde em abril de 2010 assumiu o posto de governador com a renúncia de Wilma que saiu candidato ao Senado Federal e perdeu a vaga para José Agripino. 

Mesmo com câncer e em pleno tratamento de quimioterapia, Iberê disputou a reeleição, mas foi derrotado por Rosalba Ciarlini. 

*Por: Rodrigo Klyngerr

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply