sponsor

sponsor

Slider

Imagens de tema por kelvinjay. Tecnologia do Blogger.

Rádio Mega DJ

Pesquisar este blog

Parceiros do Blog RK News

Blog Archive

Rivaldo Júnior Fotografias

Recent in Sports

Home Ads

Recent Tube

Business

Technology

Life & style

Games

Sports

Fashion

» »Unlabelled » Diretora-geral do TSE fala sobre registro eleitoral brasileiro em evento no México

Nesta terça-feira (11), segundo dia do 1° Curso Internacional de Especialização: o Uso das Novas Tecnologias no Processo Eleitoral realizado no México, a diretora-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Leda Bandeira, fez um relato sobre como é realizado o registro eleitoral no Brasil.

Ela mediou o painel “A importância de um registro eleitoral confiável: introduzindo as novas tecnologias”. Em sua exposição, a diretora-geral explicou que, de acordo com a Constituição Federal, cabe à Justiça Eleitoral a responsabilidade de todo o processo, desde o registro dos candidatos e a organização das eleições, até o julgamento das representações.

Leda Bandeira também falou aos gestores internacionais presentes no evento sobre o sistema de batimento biométrico, o Afis, que checa cada uma das impressões digitais dos eleitores que participaram da revisão eleitoral biométrica, a fim de identificar eventuais duplicidades. Segundo ela, a Justiça Eleitoral conseguiu conferir 100% dos quase 24 milhões de registros biométricos.

Na ocasião, representantes do Peru, Ucrânia, México e Nigéria também relataram suas experiências, na maior parte em fase inicial, da implantação do voto eletrônico.

O moderador do debate do grupo internacional, Heriberto Quiñnez, que é coordenador de desenvolvimento e programação do Registro Civil Nacional da Colômbia, ressaltou a importância da tecnologia no processo eleitoral para a confiabilidade do registro eleitoral. “Todos os países investem em tecnologia para garantir a segurança de seus dados. Esse é um caminho já consolidado”, concluiu.

Curso

O evento realizado na Cidade do México começou no dia 10 de outubro e segue até 14 de novembro. A realização é do Centro Internacional de Formação e Pesquisa Eleitoral (Cicie) do Instituto Nacional de Eleições (INE) e faz parte das atividades do Grupo de Trabalho Eleitoral das Democracias, presidido pelo México e as Filipinas.

O encontro conta com a participação de autoridades eleitorais da Nigéria, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Peru, México, Indonésia, Filipinas, Estônia, Geórgia, Lituânia e Ucrânia.

A comitiva brasileira é formada pela diretora-geral do TSE, Leda Bandeira, pelo secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Giuseppe Janino, e pela assessora-chefe de Comunicação Social do TSE, Juliana Neiva.

*Com informações da assessoria do TSE

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply