sponsor

sponsor

Slider

Imagens de tema por kelvinjay. Tecnologia do Blogger.

Rádio Mega DJ

Pesquisar este blog

Parceiros do Blog RK News

Blog Archive

Rivaldo Júnior Fotografias

Recent in Sports

Home Ads

Recent Tube

Business

Technology

Life & style

Games

Sports

Fashion

» »Unlabelled » Redução na energia deixam milhões de brasileiros sem luz nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste

Distribuidoras de energia em vários estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, entre elas a Eletropaulo e a Light, que distribuem energia nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, informaram nesta segunda-feira (19) reduções no fornecimento de luz. Segundo as empresas, o corte foi orientado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão federal responsável pela gestão de energia no país.

O G1 confirmou, até o momento, que houve corte de energia em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Goiás e Distrito Federal.

A TV Globo apurou que o motivo foi o pico de consumo que superou a capacidade de geração. 

Até a última atualização desta reportagem, nem o ONS, nem o Ministério de Minas e Energia, haviam se pronunciado sobre o assunto.

São Paulo

Segundo a Eletropaulo, a energia distribuída para São Paulo foi reduzida em 700 megawatts. Segundo a empresa, a totalidade da carga de energia distribuída foi restabelecida às 15h50, também por orientação do ONS.

A empresa não informou o motivo e os impactos da medida. Ao mesmo tempo que ela foi anunciada, no entanto, as estações República e Luz da Linha 4-Amarela foram fechadas porque, segundo a ViaQuatro, empresa que administra a linha, houve um problema de alimentação de energia elétrica na região da Estação da Luz. Não há confirmação se houve ligação entre os problemas.

Durante a redução da carga, anunciada pela Eletropaulo por volta das 15h20, houve relatos de falta energia em alguns bairros de São Paulo, como Campo Belo, Campos Elíseos, Santa Cecília, Pinheiros e Vila Mariana. A queda de energia durou cerca de meia hora.

Procurada pelo G1, a Eletropaulo disse que os detalhes seriam repassados pelo ONS. Na nota divulgada às 15h20, a companhia disse que "o Centro de Operações da Distribuidora está acompanhando a situação e segue monitorando o sistema integrado por meio do ONS". A assessoria do ONS afirmou que iria procurar a área técnica em busca de outras informações sobre o ocorrido.

A Eletropaulo atende 20,1 milhões de pessoas na capital e em 24 municípios da Grande São Paulo.

No interior, a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) afirmou, em nota, que um corte de energia programado de aproximadamente 800 MW foi determinado pelo ONS. A medida seria para cumprir ao procedimento padronizado para a estabilização do sistema elétrico nacional. Ainda segundo a empresa, foram impactados clientes das cidades da área de atuação das oito distribuidoras do grupo em São Paulo e no Rio Grande do Sul.

A empresa ressaltou também que foi autorizada a restabelecer o fornecimento de energia elétrica para um terço dos clientes atingidos e aguarda nova orientação do ONS para regularizar o sistema e restabelecer o fornecimento para todos os consumidores.

No litoral, moradores de Santos também relataram ter ficado sem luz. Segundo moradores, a falta de energia ocorreu por volta das 15h e durou durou poucos minutos em alguns locais e cerca de meia hora em outras regiões.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, a Light informou que alguns bairros sofreram corte de energia. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Light, a partir de uma determinação do Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS). A Ampla, que também atende o estado, também confirmou que houve corte. O motivo do pedido do ONS não foi divulgado.

Segundo as duas concessionárias, às 16h a energia já estava totalmente restabelcida. De acordo com a Ampla, o corte de 100 megawatts de energia distribuída teve início às 14h55 e foi encerrado às 15h55. Foram afetados 180 mil pessoas em 13 municíos da área de concessão da companhia, que atende, no total, cerca de 2,8 milhões de clientes residenciais, comerciais e industriais em 66 cidade – 73% do estado do Rio de Janeiro.

A Light, que atende a capital, não informou os bairros e quantas pessoas foram afetados até as 17h. Segundo a concessionária, não há previsão de novos cortes. A normalização foi por volta das 16h e durou cerca de uma hora.

Minas Gerais

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), responsável pela distribuição de energia na maioria das cidades mineiras, confirmou que recebeu recomendação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão federal responsável pela gestão de energia no país, para reduzir o fornecimento de luz.

Porém, a empresa ainda não divulgou quais os municípios foram afetados pelo corte. Ainda de acordo com a Cemig, não há informações sobre apagões em Belo Horizonte e na Região Metropolitana da capital.

Espírito Santo

O fornecimento de energia elétrica ficou prejudicado em oito municípios do Espírito Santo. De acordo com a distribuidora Escelsa, parte dos municípios de Piúma, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Marataízes, Presidente Kennedy, João Neiva, Barra de São Francisco e Pinheiros foram afetados. O fornecimento da energia elétrica já foi normalizado nessas áreas, após a liberação do ONS, segundo a empresa.

Paraná

No Paraná, houve corte no fornecimento de energia na tarde desta segunda-feira (19) em alguns municípios, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel). Não havia confirmação, porém, de quantas pessoas ou quais cidades foram atingidas, até as 16h30.

A Copel estima que quase 6% das unidades consumidoras (entre casas e indústrias) do estado tiveram algum tipo de problema durante a tarde. Segundo a companhia, o desligamento foi feito para um "alívio de carga", a pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Porém, não há informação do motivo para que a ação fosse tomada.

O problema, diz a Copel, foi rápido. A luz já havia sido retomada em boa parte dos locais atingidos, por volta das 16h30, ainda conforme a Companhia.

Goiás

A Companhia Energética de Goiás (Celg) informou que também reduziu a distribuição de energia em Goiânia e cidades do interior, na tarde desta segunda-feira (19), seguindo orientações do ONS.

Segundo a Celg, a energia distribuída para Goiás "sofreu um corte manual em cerca de 200 megawatt e afetou várias regiões do estado, inclusive parte de Goiânia", por volta das 15h. A companhia não informou o número de clientes atingidos, mas adiantou que começou a restabelecer o serviço às 16h, e que aguarda novas informações do ONS.

Em Goiânia, a queda de energia foi registrada principalmente nos bairros da região sul, onde semáforos apagaram e deixaram o trânsito tumultuado em algumas avenidas.

A Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) informou que registrou ocorrências de semáforos desligados devido à queda de energia em bairros como Parque Amazônia e os Setores Bueno e Pedro Ludovico. Disse que as equipes estão trabalhando para restabelecer o sistema, mas ainda não tem previsão de quando o serviço será normalizado.

Distrito Federal

No DF, a CEB informou que desligou oito subestações de energia elétrica. A interrupção teve início às 15h nas unidades de Samambaia Oeste, Brazlândia, PAD/DF, Planaltina, São José, Vale do Amanhecer, São Sebastião e Sobradinho.

Segundo a companhia, às 15h40, o fornecimento havia sido restabelecido, exceto na PAD/DF e em São José. A CEB informou que foram afetadas 157 mil unidades consumidoras, o equivalente a 17% das atendidas pela distribuidora.

Alagoas

Houve corte também em Alagoas. A Eletrobras Distribuição Alagoas informou que reduziu em 16 megawatts a energia distribuída para o estado. Segundo a empresa, a diminuição não aconteceu no estado todo, mas ainda está sendo apurado a respeito de qual região foi afetada com a medida.

*Por: G1, em São Paulo

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply