sponsor

sponsor

Slider

Imagens de tema por kelvinjay. Tecnologia do Blogger.

Rádio Mega DJ

Pesquisar este blog

Parceiros do Blog RK News

Blog Archive

Rivaldo Júnior Fotografias

Recent in Sports

Home Ads

Recent Tube

Business

Technology

Life & style

Games

Sports

Fashion

» »Unlabelled » Com aliança e maioria, Tsipras será nomeado premiê grego ainda hoje

Líder do partido Syriza alexis Tsipras acena para apoiadores em Atenas neste domingo (25) (Foto: AP Photo/Lefteris Pitarakis)
O líder do partido de esquerda radical Syriza, Alexis Tsipras, será nomeado primeiro-ministro da Grécia às 14h GMT (12h de Brasília), indicou a presidência grega em um comunicado. O Partido conseguiu 149 das 300 cadeiras do Parlamento, e obteve a maioria absoluta após uma aliança com o pequeno partido de direita nacionalista Gregos Independentes, que obteve 13 lugares.

"Vamos dar um voto de confiança ao novo primeiro-ministro, Alexis Tsipras", declarou Panos Kammenos, depois de se reunir com o líder do Syriza.

O Gregos Independentes, que mantêm um discurso antiausteridade junto a uma retórica nacionalista e populista, já haviam indicado antes das eleições sua intenção de se aliar com o Syriza para colocar fim às medidas de austeridade.

Kammenos, um dissidente da conservadora Nova Democracia, criou este partido após a explosão da crise grega em 2010.

O Syriza se converteu no primeiro partido antiausteridade a alcançar o governo na Europa e Tsipras será o primeiro-ministro mais jovem da Grécia em um século e meio.

Nesta segunda às 16h o presidente da República Karolos Papoulias nomeará oficialmente como primeiro-ministro Alexis Tsipras", indicou a chefia de Estado.

Tsipras anunciou que pretende negociar com os credores do país "uma nova solução viável, que beneficie todos" após vencer as eleições legislativas deste domingo (26), segundo a France Presse.

"O novo governo estará disposto a negociar pela primeira vez com nossos sócios uma solução justa, viável, duradoura, que beneficie todos", declarou Tsipras, diante de uma multidão reunida na praça da Universidade de Atenas.

"A Grécia avança com otimismo, em uma Europa que muda", afirmou, em seu primeiro discurso após a vitória eleitoral. "Temos consciência de que os gregos nos deram um cheque em branco. Temos, diante de nós, uma oportunidade importante para a Grécia e Europa", afirmou.

Reação internacional

A chanceler alemã, Angela Merkel, espera que o novo governo grego mantenha os compromissos adquiridos com os credores internacionais, indicou nesta segunda seu porta-voz.

"Na nossa opinião é importante que o novo governo tome medidas que preservem a recuperação econômica da Grécia", declarou Steffen Seibert.

"Isso significa que os compromissos adquiridos devem ser respeitados", acrescentou.

O presidente do Eurogrupo, o ministro das Finanças holandês Jeroen Dijsselbloem, afirmou nesta segunda-feira, ao ser indagado sobre a chegada ao poder na Grécia do partido de esquerda radical Syriza, que "pertencer à zona do euro significa que é preciso respeitar o conjunto dos acordos".

"Sobre esta base estamos prontos para trabalhar com eles", acrescentou, referindo-se ao novo governo.

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse em entrevista que a Grécia tem que respeitar as regras da zona do euro e não pode exigir tratamento especial para sua dívida na esteira da vitória do partido contrário à austeridade Syriza.

"Existem regras internas na zona do euro a serem respeitadas", disse Lagarde ao Le Monde. "Não podemos fazer categorias especiais para tal ou tal país."

*Por: France Presse

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply