sponsor

sponsor

Slider

Imagens de tema por kelvinjay. Tecnologia do Blogger.

Rádio Mega DJ

Pesquisar este blog

Parceiros do Blog RK News

Blog Archive

Rivaldo Júnior Fotografias

Recent in Sports

Home Ads

Recent Tube

Business

Technology

Life & style

Games

Sports

Fashion

» »Unlabelled » Rafael Motta é relator do Plano Nacional Pró-Leitura

Rafael Motta se reúne com IDE para discutir criação
do Fundo Nacional Pró-Leitura. Foto: (Divulgação/Assessoria)
O deputado federal Rafael Motta (PROS) foi escolhido para ser o relator do projeto de lei que cria o Fundo Nacional Pró-Leitura, na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Por isso, na manhã de hoje (6), o parlamentar decidiu se reunir com integrantes do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), para discutir a matéria e ter informações técnicas que embasarão seu relatório. A vereadora de Natal, professora Eleika Bezerra (PSDC), que participou da fundação do IDE, também participou do encontro. 

“Estamos abrindo essa discussão e chamando para participar dela os especialistas do IDE, que há anos acompanham a educação brasileira e, em especial, a potiguar. É com a ajuda deles e de outros ligados à educação que iremos formar nosso parecer sobre a matéria. Essa projeto é muito importante e aguardado pelo Brasil, por isso, precisa de uma análise profunda e especializada”, afirmou o deputado federal Rafael Motta.

De autoria do ex-senador José Sarney, o projeto de lei que cria o Fundo Nacional Pró-Leitura visa captar verbas para estimular a publicação de livros e a leitura no país. O Fundo Nacional será composto por recursos oriundos do Tesouro Nacional, doações, subvenções e auxílios de entidades de qualquer natureza, inclusive de organismos internacionais, e reembolsos das operações de empréstimos realizadas por meio do fundo.

Dentre outros objetivos, o projeto pretende "propiciar aos leitores, autores, editores, distribuidores e livreiros as condições necessárias para o pleno exercício do direito de acesso e uso do livro", além de ampliar a exportação de livros nacionais, tornar o Brasil um grande centro editorial, aumentar o número de bibliotecas, livrarias e pontos de vendas de livros no território nacional e assegurar às pessoas com deficiência o acesso à leitura.

Por isso, segundo a coordenadora do IDE, Cláudia Santa Rosa, essa matéria deve ser profundamente discutida, também, com outros segmentos ligados à educação, com o objetivo de ter uma total integração com o Plano Nacional do Livro e da Leitura. “A criação do Fundo Pró-Leitura é muito aguardada pelos gestores da educação brasileira e, claro, pelo povo, porque vai viabilizar o desenvolvimento de ações e projetos importantes do Plano e que hoje carecem de investimentos”, afirmou Cláudia Santa Rosa.

Além do encontro com o IDE, que ajudará Rafael Motta na análise da matéria, o deputado federal já antecipou que pretende realizar uma audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, para discutir o tema com diferentes instituições ligadas à educação. “Essa matéria precisa ser debatida de forma transparente e é isso que iremos fazer para, se for o caso, até aprimorá-la, deixando-a mais completa e atual”, afirmou Rafael Motta.


*Por: Assessoria do parlamentar

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply