sponsor

sponsor

Slider

Imagens de tema por kelvinjay. Tecnologia do Blogger.

Rádio Mega DJ

Pesquisar este blog

Parceiros do Blog RK News

Blog Archive

Rivaldo Júnior Fotografias

Recent in Sports

Home Ads

Recent Tube

Business

Technology

Life & style

Games

Sports

Fashion

» »Unlabelled » Congresso oficializa criação da CPI do Cachoeira

O Congresso Nacional realiza às 10h30 desta quinta-feira (19) sessão conjunta em que será oficializada a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que irá investigar as relações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com políticos, autoridades e empresários. A leitura do requerimento será lido pela presidente em exercício do Legislativo, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES).

Com a formalização da CPI, abre-se um prazo de cinco dias para os partidos indicarem os 15 deputados e 15 senadores que irão compor a comissão, além de outros 30 suplentes. Pelo regimento, as legendas ou blocos terão direito à quantidade de vagas proporcional ao tamanho de suas bancadas. Os cargos mais cobiçados, a presidência e a relatoria, devem ficar, respectivamente, com o PMDB do Senado e o PT da Câmara.

O plano é que a comissão seja instalada na próxima quarta (25), com a escolha definitiva dos membros e elaboração de um plano de trabalho.

Nesta quinta, Rose de Freitas se encontrou com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS) e líderes partidários. Ela confirmou, após conferência, o número de assinaturas necessárias para a criação da CPI. No total, houve adesão de 69 senadores e 362 deputados. Freitas assumiu a tarefa de conduzir a criação com a licença médica de 15 dias de José Sarney (PMDB-AP).

Nesta quarta (18), ela disse que espera o comparecimento da maioria dos deputados e senadores na sessão desta quinta. "Espero quer todos compareçam. Eles sabem que para que a sessão seja realizada e a leitura seja feita é necessário quórum. Não acredito que eles façam todo esse esforço para que amanhã não compareçam", disse.

De acordo Rose de Freitas, a partir da leitura do requerimento, os parlamentares terão até a meia-noite para aderir ou retirar a assinatura.

'Sobriedade'
Ainda nesta quarta (18), o vice-presidente da República, Michel Temer, disse esperar "sobriedade" durante o andamento da CPI, que, para ele, não deve ser local de "discussão política". O vice visitou, em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Senado, José Sarney, ambos em tratamento médico no Hospital Sírio-Libanês.

Pelo menos cinco cientistas iranianos morreram em circunstâncias misteriosas desde 2007. Entre eles estava Mostafa Ahmadi Roshan, vice-diretor da instalação de enriquecimento de Natanz, morto em janeiro por uma bomba magnética afixada ao seu carro por um motociclista não identificado.

A reportagem foi publicada um dia depois de o Irã afirmar que um de seus principais cientistas nucleares - alvo de uma tentativa de assassinato em novembro de 2010, que também envolveu um motociclista e uma bomba magnética - tinha sido nomeado comandante para emergências nucleares e radioativas. As novas tarefas assumidas pelo cientista Fereydoon Abbasi não foram esclarecidas.

Os líderes iranianos responsabilizaram Israel e os EUA pelo assassinato de seus cientistas, acusação categoricamente negada pelos americanos. Israel, que considera o Irã seu inimigo mais perigoso, deu declarações mais vagas. Ambos os países suspeitam que o Irã esteja buscando a capacidade de produzir armas nucleares, mas o Irã insiste que o programa atômico tem finalidades pacíficas.

Depois do assassinato de janeiro, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, ordenou a adoção de novos procedimentos de segurança para os cientistas nucleares e os legisladores do Irã disseram que muitos suspeitos tinham sido identificados.

Ao descrever o suposto complô, a emissora estatal iraniana disse que o ataque era planejado para o dia 10 de fevereiro, véspera da celebração do aniversário da revolução iraniana, ocorrida em 1979, o que indica que as detenções anunciadas nesta quarta-feira devem ter ocorrido há mais de dois meses.

 
*Fonte: G1

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply