![]() |
Crianças devem ser vacinadas contra a paralisia infantil e o sarampo. Foto: Divulgação/Ministério da Saúde |
A campanha, que tem como objetivo manter a erradicação da poliomielite e garantir a eliminação do sarampo no Brasil, contará com a participação de mais de 350 mil profissionais de saúde. Além disso, estarão disponíveis 42 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais, para garantir a vacinação aos locais de difícil acesso. Para garantir que o esquema básico seja cumprido, as vacinas contra a poliomielite, o sarampo, rubéola e caxumba continuam disponíveis durante todo o ano nos postos de saúde do Sistema Único de Saúde.
Crianças entre seis meses e cinco anos de idade incompletos receberão a dose contra a poliomielite, já as crianças entre um e cinco anos de idade (incompletos), serão vacinadas contra o sarampo.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% das crianças em todo o país, isso representa quase 23 milhões de crianças, sendo 12 milhões na faixa etária da poliomielite e 10,3 milhões na faixa etária contra o sarampo.
Estão sendo disponibilizadas 17,8 milhões de doses da VOP (Vacina Oral Poliomielite) e cerca de 11,8 milhões de doses da tríplice viral, que além de imunizar contra o sarampo, garante a proteção contra a rubéola e a caxumba.
Em Natal, a vacinação ocorrerá em toda a rede básica de saúde. Os responsáveis que vão levar seus filhos devem ficar atentos para apresentar o "Cartão de Vacinação", onde são registradas as doses das campanhas de vacinação.
*Por: Rodrigo Klyngerr
Nenhum comentário: