O PSDB pediu e o corpo técnico do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) responsável por examinar as prestações de contas das campanhas presidenciais, emitiu relatório pela desaprovação das contas de campanha da presidenta Dilma Rousseff (PT).
O parecer foi emitido pela Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (corpo técnico ligado ao TSE) a pedido da PGE (Procuradoria Geral Eleitoral).
Segundo os 16 técnicos (responsáveis pelo relatório), foram cometidos erros graves pela coordenação financeira de campanha da petista, entre eles o descumprimento do limite de doação por parte de algumas empresas, tese levantada no pedido de desaprovação feito pelo PSDB no TSE.
O relatório apontou impropriedades no pagamento de despesas a pessoas jurídicas. De acordo com informações do relatório, esses pagamentos foram realizados sem a emissão de notas e recibos de trabalho, o que é considerado doação estimada em dinheiro sem assinatura do doador.
As impropriedades apontadas pelos técnicos do TSE chegam a casa dos R$ 18,3 milhões, ou 5,22% das receitas arrecadas.
A coordenação de campanha de Dilma, nega que haja qualquer irregularidade e que tudo foi realizado dr forma transparente e dentro legislação vigente.
Com o parecer em mãos, a decisão pela aprovação ou reprovação da prestação das contas de campanha da presidenta será do TSE, a resposta sairá até a quarta-feira (10), último dia para a avaliação das contas.
Caso o TSE siga o parecer técnico e reprove as contas de campanha, Dilma não será diplomada no próximo dia 18.
*Por: Rodrigo Klyngerr
Nenhum comentário: