![]() |
Rafael Motta é o primeiro entrevistado do "Entrevista de Domingo" do Blog RK News. Foto: Elpidio Júnior |
Neste domingo (7) o Blog RK News estreia para seus milhares de leitores o "Entrevista de Domingo". O primeiro entrevistado é o vereador de Natal e eleito em outubro deputado federal Rafael Motta (PROS).
A entrevista foi realizada na última quarta-feira (3) durante uma rápida pausa que o parlamentar nos concedeu durante as discussões da votação da LOA (Lei Orçamentária Anual) 2015.
Rafael fez uma avaliação sobre a votação da LOA, além de um balanço dos quase dois anos de mandato na Câmara Municipal de Natal e os desafios que vai enfrentar a partir de fevereiro de 2015 na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Confira a "Entrevista de Domingo" com Rafael Motta
Qual a sua avaliação sobre esses dias de votação da LOA?
Esse ano está sendo mais tranquila e com maior celeridade. Isso é bom para o andamento das coisas aqui na Casa.
Qual ou quais emendas da LOA e de sua autoria você destacaria como mais importante?
Eu apresentei cinco emendas à LOA, todas são importantes pois ajudam a população, principalmente aos mais pobres. Vou destacar entre elas a que destina recursos para que sejam colocadas botoeiras nos sinais de trânsito e que vão ajudar a deficientes visuais na hora da travessia em vias importantes de nossa cidade. Ao ser acionada essa botoeira emitirá um sinal sonoro que ajudará na travessia segura dessas pessoas.
Qual a sua avaliação desses dois anos como vereador de Natal?
Foram dois anos de muito aprendizado, fui eleito o segundo vereador mais votado de Natal com mais de 9 mil votos e nesse tempo apresentei 31 projetos de Lei, mais de 200 requerimentos, além de audiências públicas. Começo a sentir um pouco de nostalgia, afinal não vou poder encerrar meu mandato de vereador por ter sido eleito deputado federal e agradeço ao povo de Natal, onde obtive mais de 26 mil votos, sendo o segundo mais votado e ao Rio Grande do Norte onde mais de 176 mil eleitores me elegeram seu representante.
Como será sua atuação na Câmara dos Deputados? Você pretende manter a mesma postura que adquiriu aqui na Câmara de Natal?
Terei que aprender, assim como eu fiz ao entrar aqui na CMN. Vou chegar cru, mesmo sendo filho de Ricardo Motta (deputado estadual reeleito), não terei aporte familiar em Brasília como outros parlamentares eleitos. Mas os eleitores que confiaram seu voto em Rafael Motta, terão um parlamentar atuante e que vai lutar pelo melhor para meu Estado e país.
Você preside o PROS aqui no RN, como o partido saiu na eleição de outubro?
Esta foi a primeira eleição do partido aqui no Estado, elegemos quatro deputados estaduais (Ricardo Motta, Gustavo Carvalho, Albert Dickson e Raimundo Fernandes), por muito pouco não conseguimos eleger Vivaldo Costa. Além de termos eleito um deputado federal, avalio como muito positiva essas eleições para o crescimento do nosso partido.
O PROS é aliado da presidenta Dilma Rousseff e há rumores que o governador do Ceará Cid Gomes, que é do partido, assumirá algum Ministério, como será sua postura em relação ao governo da presidenta?
Vou seguir as orientações do comando nacional do PROS e darei apoio à presidenta, mas apenas nas questões de interesse da população. Não dá para negar que houve erros nesse primeiro mandato da presidenta, espero que esses erros sejam sanados neste segundo mandato.
*Por: Rodrigo Klyngerr
Nenhum comentário: