sponsor

sponsor

Slider

Imagens de tema por kelvinjay. Tecnologia do Blogger.

Rádio Mega DJ

Pesquisar este blog

Parceiros do Blog RK News

Blog Archive

Rivaldo Júnior Fotografias

Recent in Sports

Home Ads

Recent Tube

Business

Technology

Life & style

Games

Sports

Fashion

» »Unlabelled » Pelo 5º ano, Telefônica lidera ranking de reclamações no Procon-SP

A Telefônica foi a empresa com mais reclamações fundamentadas em 2010, mostram dados divulgados nesta terça-feira (15) pela Fundação Procon de São Paulo, ligada à Secretaria estadual da Justiça e Defesa da Cidadania. Foi o quinto ano consecutivo que a empresa liderou o ranking.

Os dados fazem parte do Cadastro Reclamações Fundamentadas, divulgado anualmente pelo Procon paulista.

Em segundo e terceiro lugares na lista apareceram dois dos maiores bancos privados do país: Itaú Unibanco – em 2009, o Itaú já era o segundo colocado e o Unibanco aparecia em oitavo lugar – e Bradesco, que ficou em sétimo lugar no ano anterior.

Conforme os dados apresentados, de um total de 630.715 atendimentos feitos no ano, somente 5%, ou 31.509 transformaram-se em reclamações fundamentadas, termo usado para definir as queixas abertas por meio de um processo administrativo após não ter havido acordo inicial com a empresa.

Em relação às reclamações fundamentadas registradas em 2009, houve uma redução de 24,5%, de acordo com os dados divulgados.

No ano passado, a maior quantidade de reclamações, 8.855 (28% do total), se referiu a cobranças indevidas, em sua maioria, promovidas pelos bancos. Em seguida, vieram as mercadorias entregues com defeito, com 5.510 casos, e problemas com entregas, com 2.658 casos.

Confira o ranking das empresas mais reclamadas em 2010:
 
Telefônica
Itaú Unibanco
Bradesco
Samsung
Claro
Eletropaulo
Sony Ericsson
LG Eletronics
Santander
NET

Melhorias na Telefônica
 
A Fundação Procon destacou que o total de reclamações contra a Telefônica diminuiu consideravelmente, embora a empresa permaneça na liderança do ranking. Em 2009, a empresa chegou a responder a 37% das reclamações fundamentadas. Em 2010, foi de 10%. Em números absolutos, as reclamações fundamentadas contra a empresa passaram de 15.337 em 2009 para 3.137 no ano passado.

A secretária de Justiça e Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda, afirmou que houve uma “ação efetiva” do Procon para que a Telefônica apresentasse melhoras. “Caiu em 80% o número de reclamações fundamentadas contra a empresa. Isso reforça a necessidade da criação e divulgação do cadastro. Claro que a empresa não quer ver seu nome no ranking. Houve ação efetiva e importante do Procon para que fossem firmados termos de ajustamento de conduta. Continua sendo a empresa mais reclamada, mas houve queda expressiva de 80%.”

A Fundação Procon aponta que a redução de reclamações contra a Telefônica indica que, se a empresa continuar com melhorias em sua política de atendimento, a tele pode sair da liderança do ranking no próximo ano.

Eletropaulo
 
Conforme o Procon-SP, o destaque negativo foi a Eletropaulo. Embora a empresa tenha caído no ranking, da terceira colocação para a sexta, a empresa deixou de atender 71% das reclamações. “Houve um aumento de 35% no número de reclamações não atendidas”, informou a entidade.

Segundo o diretor-executivo da Fundação Procon, Paulo Arthur Lencioni Góes, as principais reclamações contra a empresa se referem ao não pagamento de indenizações e ressarcimentos após apagões, inclusão indevida do nome do consumidor nos órgãos de proteção ao crédito e corte indevido de energia. “A Eletropaulo tem o pior percentual de reclamações não atendidas. Foi verificada uma elevação do número de demandas contra a empresa. Foram 80 em janeiro deste ano contra 180 no final de fevereiro.”

Outro lado
 
O G1 entrou em contato com Telefônica, LG, Itaú Unibanco, Bradesco, Net, Samsung, Sony Ericsson, Santander, Eletropaulo e Claro e aguarda retorno. 

*Com informações da Mariana Oliveira do G1, em São Paulo
*Site: www.g1.com.br 

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply