sponsor

sponsor

Slider

Imagens de tema por kelvinjay. Tecnologia do Blogger.

Rádio Mega DJ

Pesquisar este blog

Parceiros do Blog RK News

Blog Archive

Rivaldo Júnior Fotografias

Recent in Sports

Home Ads

Recent Tube

Business

Technology

Life & style

Games

Sports

Fashion

» »Unlabelled » Rosalba garante continuidade nas obras do hospital Santa Catarina na zona norte de Natal

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) esteve na manhã de hoje (16) no hospital Santa Catarina, zona norte de Natal. Entre outras coisas a governadora foi visitar as obras que se arrastam há dois anos e que estavam paralisadas desde outubro de 2010. "Eu quero prioridade nessa obra" disse a governadora ao secretário de saúde do Estado Domicio Arruda, que acompanhou Rosalba na visita.

Além de mostrar determinação na continuidade das obras, a governadora recebeu dos engenheiros responsáveis pela reforma e ampliação do hospital uma boa notícia, de que se não houver atrasos nos repasses financeiros toda a obra será concluida e entregue à população no prazo máximo de cinco meses.

Rosalba caminhou por todas as alas do hospital, ouviu reclamações de pacientes que se encontravam nos corredores, na ala pediátrica a governadora conversou com médicos e enfermeiros. A governadora aproveitou sua visita a ala pediátrica e foi conhecer o Projeto Mãe Canguru (é um tipo de humanização e assistência neonatal que implica no contato precoce pele a pele entre mãe e o bebê prematuro, pelo tempo que quiserem). O projeto poderá chegar a outras cidades do Estado, tornando-se modelo de saúde Neonatal.

Acompanhe a entrevista da governadora Rosalba Ciarlini ao blog RK News

RK News: Governadora qual a prioridade de sua gestão para o hospital Santa Catarina?

Rosalba: Eu quero dizer que esta reforma é prioridade minha, temos que cobrar da empresa que ela cumpra o cronograma e entregue o mais rápido possível essa obra a população que tanto necessita dos serviços prestados pelo hospital. Essa reforma na ala adulta também trará um atendimento de excelência aos pacientes que usam estes serviços.

RK News: O hospital Santa Catarina possui uma ala com 10 leitos de UTI Neonatal em funcionamento e uma nova ala com mais 8 leitos, pronta para atender a população, porém faltam profissionais, o que se pode fazer em relação a esse problema?

Rosalba: Olha convocamos os secretários para que juntos possamos encontrar uma forma emergencial e definitiva para resolver esse problema. Estamos com muitas dificuldades em contratar pessoal por conta do limite prudencial que já se encontra em seu limite e temos também as dificuldades financeiras que o Estado se encontra, mas temos que encontrar o caminho e resolvermos o mais rápido possível pois isso é essencial para salvar vidas.

RK News: Que obras do Governo do Estado, relativas a saúde encontram-se paralisadas no momento?

Rosalba: Temos o hospital Rafael Fernandes em Mossoró, temos o hospital de Apodi também, o de Assu estava com as obras paralisadas, mas conseguimos retornar e já vamos entregar amanhã às 8 horas essa nova ala do hospital, totalmente reformada e equipada por nossa gestão. O que estamos fazendo é uma vistoria em todas essas obras e em sua maioria as paralisações é causada por falta de pagamento as empresas que realizam as obras. E já estamos equalizando tudo para que essas obras em hospitais sejam retomadas isso é uma prioridade.

RK News: Governadora a senhora ainda pensa na abertura do hospital em Felipe Camarão, zona oeste de Natal, pode ser uma solução para a saúde?

Rosalba: Pode sim e isso é um projeto nosso desde a campanha, eu estive em Brasília conversando com o ministro Padilha e mostrei a ele que a reestruturação da saúde em Natal e quando falamos em Natal não podemos pensar só na capital com mais de 700 mil habitantes mas temos que ver toda a área metropolitana com mais de 1 milhão de habitantes, necessitam de UTI's esse é nosso maior problema, mesmo com a entrega das UPA's ficam faltando essas UTI's, estamos fazendo o projeto do novo hospital em Felipe Camarão e vamos atrás de recursos no ministério da Saúde e vamos encontrar sim uma forma para construir esse hospital.

RK News: Mas temos uma previsão para o começo da contrução desse novo hospital em Natal? O problema é só de recursos?

Rosalba: Não posso te dizer uma data, como já disse só vamos atrás desses recursos quando o projeto do novo hospital estiver pronto e orçado para sabermos quanto vai custar e a partir daí encontrar uma forma de como vamos fazer, o importante é saber que existe disposição e vontade política para realizar e isso nós vamos fazer.

RK News: Governadora e como anda o projeto de interiorização do SAMU Metropolitano?

Rosalba: Bom já estamos com todo o projeto pronto, agora vamos procurar pessoal, tanto para o SAMU Metropolitano de Natal quanto para o de Mossoró, que são duas bases que darão suporte a essa interiorização do SAMU. A partir dessas bases poderemos ampliar o atendimento permanente para outras cidades como Tibau e Pipa por exemplo. Agora não basta apenas estruturar o SAMU, temos que ter hospitais regionais equipados com material básico e com material humano, pois nossa maior dificuldade é encontrar médicos que queiram trabalhar nos interiores, só assim conseguiremos fazer com que a saúde do Estado funcione, e para que esses pacientes não precisem vir para Natal e assim desafogamos o Walfredo Gurgel e o Santa Cantarina.

RK News: A senhora esperava encontrar a saúde do Estado da forma que encontrou?

Rosalba: Pelo que ouviamos nas ruas eu sabia que a situação estava difícil na saúde e em outras áreas de atuação da saúde, mas aos poucos já temos avanços se antes um paciente espera até cinco meses para uma cirurgia ortopédica, hoje ele espera apenas cinco dias, graças a implantação de uma central em Natal e Parnamirim conseguimos diminuir essa espera.

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply