sponsor

sponsor

Slider

Imagens de tema por kelvinjay. Tecnologia do Blogger.

Rádio Mega DJ

Pesquisar este blog

Parceiros do Blog RK News

Blog Archive

Rivaldo Júnior Fotografias

Recent in Sports

Home Ads

Recent Tube

Business

Technology

Life & style

Games

Sports

Fashion

» »Unlabelled » Governo japonês busca ajuda para superar crise

O Japão está recorrendo cada vez mais à ajuda de outros países em um momento no qual ainda encontra dificuldade para estabilizar a situação no complexo nuclear de Fukushima, duramente atingido pelo terremoto seguido de tsunami de 11 de março no nordeste japonês. Os vazamentos de radiação na região estão dificultando a recuperação dos corpos de milhares de pessoas levadas pela onda gigante. Especialistas da França, dos Estados Unidos e de outros países - até mesmo um robô - já estão no Japão ou a caminho do país asiático para ajudar nos esforços para evitar um desastre ainda maior. Ontem, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, visitou Tóquio para reunir-se com o primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, e manifestar solidariedade.

Depois de se reunir com Kan, Sarkozy conclamou os líderes de todos os países a aprenderem com a crise nuclear no Japão e sugeriu que o Grupo dos 20 (G-20, que reúne as nações mais industrializadas e as principais potências emergentes do mundo) estabeleça novos padrões internacionais de segurança nuclear. O governo japonês estuda a ampliação da área de isolamento no entorno da usina Daiichi, em Fukushima, disseram funcionários locais. Isso pode ocorrer se os níveis de radiação detectados em outras áreas puderem representar um risco para a população.

A Tokyo Electric Power (Tepco), operadora do complexo de Fukushima, informou que a água subterrânea próxima do reator número 1 de Daiichi estava cerca de 10 mil vezes acima do limite permitido.

O secretário de gabinete do governo, Yukio Edano, disse que não há planos imediatos para ampliar a área de isolamento. Mas notou que a situação será revisada regularmente. “Se houver efeitos potenciais para a saúde a longo prazo, nós teremos de considerar a expansão da área de isolamento”, afirmou o porta-voz.

Na quarta-feira, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) informou que uma de suas equipes detectou radiação de césio-137 maior que o dobro do limite recomendado na cidade de Iitate, 40 quilômetros a noroeste da usina Daiichi. O Japão estabeleceu uma área de isolamento de 20 quilômetros, além de pedir às pessoas que ficam em uma área de entre 20 e 30 quilômetros da usina que evitem sair de casa. A AIEA informou que a amostra foi tomada entre os dis 18 e 26 de março, em nove municípios. As amostras em outras áreas estavam normais.

Um porta-voz da Agência de Segurança Nuclear e Industrial, Hidehiko Nishiyama, informou em entrevista coletiva que autoridades estão analisando se os moradores de Iitate podem receber ordens para deixar suas casas. Segundo ele, há pouco mais de cem pessoas vivendo no raio de um quilômetro detectado com radiação acima do permitido pela AIEA.

O porta-voz da agência também informou sobre o aumento dos níveis de radiação em águas adjacentes à usina. Uma leitura tomada na quarta-feira mostrou que a radiação estava 4.385 vezes acima do permitido. No dia anterior, estava em 3.355 acima do permitido.

*Com informações da Agência Estado

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply