sponsor

sponsor

Slider

Imagens de tema por kelvinjay. Tecnologia do Blogger.

Rádio Mega DJ

Pesquisar este blog

Parceiros do Blog RK News

Blog Archive

Rivaldo Júnior Fotografias

Recent in Sports

Home Ads

Recent Tube

Business

Technology

Life & style

Games

Sports

Fashion

» »Unlabelled » Natal contra a Dengue

Imagem: Site Google
Natal deu inicio ontem (15) ao combate e controle da proliferação do aedes aegypti (mosquito transmissor da Dengue). A Prefeitura do Natal lançou o projeto emergencial “Natal contra a Dengue”, que utilizará 470 agentes de endemias, um helicóptero, 36 vans e um Centro de Hidratação, na Cidade da Esperança, durante os 90 dias da ação.

Toda a ação será de responsabilidade do Instituto de Tecnologia, Capacitação e Integração Social (ITCI), a OS (Organização Social) de Pernambuco foi contratada pela Secretaria Municipal de Saúde em regime emergencial, para combater e desenvolver o projeto no combate a dengue.

Nos próximos 90 dias Natal contará com uma estrutura muito parecida ao que foi usada no Rio de Janeiro, há três anos atrás, quando a cidade enfrentou um surto de dengue de grandes proporções.

Segundo o bombeiro Rafael Paixão (tenente coronel do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro) e que integra a equipe da ITCI, o Plano de Contingência Municipal utilizado no Rio de Janeiro, ajudou a reduzir os casos em 97%.

Surtos da doença em Natal

Muitos falam que Natal sofre um surto muito grande da dengue,  mas se formos olhar os números a historia não é bem assim.  O primeiro e mais grave surto de dengue que Natal já teve foi no ano de 2001, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, nesse ano os números da dengue passaram dos 20 mil casos notificados pela secretaria.

No ano de 2008 Natal não aprendeu a lição negativa de 2001 e voltou a sofrer com mais um surto da doença, dessa vez os casos notificados foram mais de 15 mil infectados pelo mosquito aedes aegypti.

Até o fechamento dessa matéria os números da doença notificados pela Secretaria Municipal de Saúde em 2011 em Natal foram de 1.708 casos. Os números assustam sim, mas a Prefeitura não cruzou os braços e está tratando o assunto com muita seriedade.

A população precisa e pode ajudar

Os órgãos públicos necessitam da colaboração e da ajuda da população, uma ação como essa que foi lançada em Natal, não dará o resultado esperado se você cidadão não tomar certos cuidados que o blog RK News mostrará a partir de agora para vocês leitores. Lembramos que o combate a dengue é um dever de todos nós.

- Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água;
- Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;
- Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.
- A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia;
- Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;
- Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;
- As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas;
- Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado).
- Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;
- As bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária.
- Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada.

*Post: Rodrigo Klyngerr
*Twitter: @rodrigoklyngerr
*Facebook: Rodrigo Klyngerr

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply