sponsor

sponsor

Slider

Imagens de tema por kelvinjay. Tecnologia do Blogger.

Rádio Mega DJ

Pesquisar este blog

Parceiros do Blog RK News

Blog Archive

Rivaldo Júnior Fotografias

Recent in Sports

Home Ads

Recent Tube

Business

Technology

Life & style

Games

Sports

Fashion

» »Unlabelled » Petrobras registra recorde de produção na região do pré-sal

No esforço de ampliar a produção doméstica de petróleo, a Petrobras anunciou ontem que os seus campos na região do pré-sal alcançaram o recorde na produção no último dia 27 de fevereiro. A empresa extraiu 412 mil barris de petróleo de 21 poços produtores. “Isso evidencia a elevada produtividade dos campos do pré-sal”, informou a Petrobras, em nota.

Exploração de petróleo na Bacia de Santos: meta da Petrobras é elevar produção nacional em 7,5%. Foto: Divulgação
O aumento da produção nos campos operados pela estatal no pré-sal reflete as novidades tecnológicas introduzidas pela empresa. No dia 18 de fevereiro, a Petrobras colocou em operação mais um poço produtor no campo de Sapinhoá, na Bacia de Santos, o primeiro baseado na técnica da boia de sustentação de risers (BSR). O poço, que alcançou a marca de 36 mil barris de petróleo por dia (bpd), está interligado ao navio-plataforma Cidade de São Paulo.

Os dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostram que os poços dos campos dos pré-sal são os mais produtivos. Ao final de 2013, quatro dos cinco maiores poços produtores eram do pré-sal, sendo o mais produtivo um poço no campo de Lula, na Bacia de Santos, com 30,669 mil bpd. Quando as informações da ANP forem atualizadas em fevereiro, é provável que o novo poço do campo de Sapinhoá surja como líder do ranking.

Para 2014, a meta da estatal é aumentar a produção nacional de petróleo em 7,5% na comparação com 2013, com uma margem de 1% para cima ou para baixo. Em 2013, a produção doméstica de óleo foi de 1,931 milhão de bpd, queda de 2% em relação ao volume de 1,98 milhão de bpd de 2012. Para ampliar a produção este ano, a Petrobras concluiu a construção de nove plataformas, adicionando mais 1 milhão de bpd à capacidade produtiva.

Descoberta

A Petrobras comunicou à ANP, em 28 de fevereiro, a descoberta de indícios de petróleo em um poço perfurado na área de Florim, no pré-sal da Bacia de Santos. O nome do poço é 3-BRSA-1215-RJS, com uma lâmina d’água de 1,972 mil metros. A identificação com o código 3 mostra que o poço é exploratório de extensão, que visa a delimitar a acumulação de petróleo em um reservatório.

Em maio do ano passado, a Petrobras havia informado a conclusão da perfuração e do teste de formação de um poço descobridor, comprovando descoberta de petróleo de boa qualidade (29º API) em reservatórios situados abaixo da camada de sal, a partir dos 5,342 mil metros. O contrato de cessão onerosa estabelece um volume de 467 milhões de barris de petróleo para a área de Florim, e o final da fase exploratória previsto no contrato é setembro de 2014. 

*Com informações da Agência Estado

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply