sponsor

sponsor

Slider

Imagens de tema por kelvinjay. Tecnologia do Blogger.

Rádio Mega DJ

Pesquisar este blog

Parceiros do Blog RK News

Blog Archive

Rivaldo Júnior Fotografias

Recent in Sports

Home Ads

Recent Tube

Business

Technology

Life & style

Games

Sports

Fashion

» »Unlabelled » Queima de fogos será na ponte Newton Navarro

Quando o relógio marcar meia-noite, entre o dia 31 de dezembro e o primeiro dia de 2011, o grande personagem da queima de fogos em Natal será a Ponte Newton Navarro. Recebendo pela primeira vez a queima de fogos tradicionalmente realizada na Ponta do Morcego, a Ponte Newton Navarro terá seguramente o show de fogos mais visto da  noite em Natal. Ponta Negra, como é tradição todos os anos, terá também fogos de artifício, mas, pela localização geográfica, e pela altura, o espetáculo na Ponte poderá ser visto por boa parte da Zona Norte e Zona Sul da cidade.

A modificação implementada pela Prefeitura de Natal no réveillon deste ano foi motivada por dificuldades técnicas na Ponta do Morcego. Como hoje a área normalmente utilizada ganhou a vizinhança de um restaurante, ficaria inviável, até por recomendação do Corpo de Bombeiros, realizar um show pirotécnico naquela localidade. A proximidade do estacionamento e do próprio salão do restaurante representa um perigo. Ainda existe a possibilidade, não confirmada, de colocar fogos de artifício ao longo da orla, culminando com o espetáculo na Ponte Newton Navarro.

A exemplo de Ponta Negra, o show pirotécnico terá a duração de 12 minutos. A Secretaria Municipal de Turismo, responsável pela organização do final de ano, disse não saber exatamente a quantidade de fogos necessária, mas que a queima pode inclusive ultrapassar o tempo estimado inicialmente e chegar a 15 minutos. A promessa é utilizar formas bem coloridas e efeitos sonoros também, mas a definição final dos detalhes só será finalizada quando estiver mais próximo das festividades.

A grande vantagem de utilizar a Ponta Newton Navarro é a visibilidade. Com mais de 50 metros de altura, a Ponte possibilitará o colorido da queima de fogos alcançar uma altura de 200 metros, segundo estimativa dos organizadores. Dessa forma, tanto quem estiver na Redinha como  na festa da Praia do Meio poderá assistir ao espetáculo, sem contar com várias localidades da Zona Norte. O Bairro Nordeste é um exemplo.

Já em Ponta Negra a queima de fogos será feita a partir de uma balsa, a exemplo de como é realizado todos os anos. A estrutura contará com o acompanhamento do Corpo de Bombeiros e da Marinha para fiscalizar a segurança do processo. O referencial exato de onde vai partir o show pirotécnico é o bar e restaurante Toca do Caranguejo, na avenida Erivan França. No mesmo local, só que na areia da praia, estará montado o palco para receber a programação musical da noite.

A noite de réveillon terá três palcos montados pela Prefeitura de Natal, onde vários artistas irão se apresentar. Haverá shows na Praia do Meio e na Redinha, além de Ponta Negra.

PM trabalha no esquema de segurança

Além de organizar a parte festiva do réveillon, ao poder público cabe zelar para que tudo transcorra sem maiores problemas, ocasionados, possivelmente, pela grande concentração de pessoas nas praias durante a virada do ano. As festas envolvem importantes vias públicas de Natal, como é o caso da avenida Erivan França, avenida Café Filho e a Ponte Newton Navarro. A preocupação com o trânsito é algo que mobiliza não só a Secretaria Municipal de Mobilidade, como também os outros órgãos da administração municipal.

O primeiro cuidado é com o trânsito na ponte. Por conta da queima de fogos, realizada no ponto mais alto,  o tráfego na ponte  precisará ser interrompido. É uma questão de segurança. Dessa forma, a partir das 22h do dia 31 de dezembro, até às 02h, o tráfego ficará interrompido. Primeiramente a partir do sentido Redinha-Natal e, posteriormente, nos dois sentidos da pista. Segundo os organizadores, esse cronograma poderá ser modificado até o dia 31.

Como não podia ser diferente, em Ponta Negra o tráfego também terá modificações. Desde o início da festa, haverá limitações para os motoristas. A partir da primeira descida para Ponta Negra, que começa na avenida Engenheiro Roberto Freire, logo após a rotatória, e vai até o início da avenida Erivan França, somente hóspedes e pessoas das pousadas e hotéis poderão descer. Já no início da Erivan França, o tráfego de automóveis será proibido.

As pessoas que não dispõem de automóveis poderão ter acesso aos locais de ônibus. Segundo a assessoria de imprensa do Sindicato das Empresas de Ônibus (Seturn), haverá um reforço nas linhas referentes a Redinha, Praia do Meio e Ponta Negra, além de que os ônibus devem circular a noite inteira. O mesmo não acontecerá no Natal, por se tratar de uma festa onde as ruas são menos movimentadas. Para os ônibus valem as mesmas limitações relacionadas ao tráfego de automóveis particulares.

A Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana ainda não fecharam os seus planejamentos para acompanhar a noite de réveillon. Tratativas com a Secretaria Municipal de Turismo ainda estão sendo realizadas para obter uma definição. “Estamos vendo ainda, mas posso garantir que a PM irá fazer a segurança da população como todos os anos. Só não temos números ainda”, diz o comandante do policiamento da Capital, coronel Alarico Azevedo. Segundo ele,  as festas nos últimos anos têm sido tranqüilas, com ocorrências ligadas principalmente ao excesso de bebida.

Já o Samu Natal informa que não haverá nenhuma alteração no seu funcionamento normal, de todos os dias. E mesmo assim, de acordo com a assessoria de imprensa do serviço, os profissionais estarão aptos a atuar até mesmo em imprevistos de grande porte. O Samu Natal trabalha com 12 ambulâncias, sendo três delas aparelhadas com unidades de terapia intensiva, além de seis motocicletas de socorro.

*Reportagem retirada do site do jornal Tribuna do Norte
*Repórter Isacc Lira

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply