sponsor

sponsor

Slider

Imagens de tema por kelvinjay. Tecnologia do Blogger.

Rádio Mega DJ

Pesquisar este blog

Parceiros do Blog RK News

Blog Archive

Rivaldo Júnior Fotografias

Recent in Sports

Home Ads

Recent Tube

Business

Technology

Life & style

Games

Sports

Fashion

» »Unlabelled » Prefeitura do Natal emite nota negando o fechamento do Sandra Celeste

A Prefeitura do Natal através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), emitiu uma nota à população negando o fechamento do Hospital Infantil Sandra Celeste, referência no Estado. A notícia sobre o possível fechamento foi amplamente divulgado por emissoras de TV do Estado, que afirmavam uma situação de colapso, dando como certo o fechamento.

Na tentativa de tranquilizar a população que necessita do hospital, único no atendimento à criança no Estado, uma vez que o atendimento no Hospital Estadual Maria Alice está comprometido, deixando pais preocupados e temerosos.

Veja a nota da Prefeitura sobre o fechamento do Sandra Celeste

N O T A

O Pronto-Socorro Infantil Sandra celeste não será fechado

A Secretaria Municipal de Saúde vem a público tranquilizar a população usuária do Pronto-Socorro Infantil Sandra Celeste, diante das informações inverídicas dando conta do fechamento daquela unidade de saúde.

O Sandra Celeste desempenha um importante papel na composição da rede de atendimento do Sistema Único de Saúde – SUS em Natal, sendo, no momento, a única unidade pública com porta aberta ao atendimento pediátrico. 

Essa situação levou àquela unidade de pronto atendimento infantil a ter sua capacidade de acolhimento estrangulada diante da elevada demanda por serviços, em grande parte de usuários de outros municípios do RN.

É de domínio público que a atual gestão municipal herdou um sistema desorganizado e, em algumas áreas, sem funcionar. A luta nesses 13 meses tem sido de reordenar, ampliar e qualificar o serviço de saúde oferecido à população. 

Em nenhum momento a Secretaria Municipal de Saúde anunciou que fecharia o Pronto-Socorro Infantil Sandra Celeste. O que está em discussão é a reorganização do serviço de urgência e emergência em pediatria, dentro da hierarquização preconizada pelo SUS. 

Desta forma, faz-se necessário horizontalizar a oferta deste serviço. É preciso ativar a pediatria nas duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) existentes, a de Pajuçara e a de Cidade da Esperança, cobrindo com esse serviço as zonas norte e oeste da cidade.

Desde que passou a funcionar no atual prédio (Rua Jaguarari, zona sul da cidade), o Sandra Celeste foi alvo de críticas pela localização pouco acessível à maior parte da população usuária. A proposta inicial é que o Pronto-Socorro, com a sua estrutura de leitos de retaguarda e mantendo a lógica da porta aberta, se instale em novo prédio, com melhores condições físicas, em um local com maior facilidade de acesso. Porém essa proposta ainda está em fase de estudo e discussão.

A reorganização no Sandra Celeste teve início com a adoção da avaliação de risco no final do ano passado, medida que direciona às unidades básicas os usuários que não se enquadram em urgência e emergência, melhorando, assim, o acolhimento a quem realmente necessita de serviços de pronto atendimento.

A SMS reafirma os propósitos de lutar pela reconstrução do SUS, como forma de melhorar e ampliar os serviços de saúde pública em Natal. 

Natal, 05 de ferreiro de 2014.
Prefeitura do Natal
Secretaria Municipal de Saúde 

*Por: Rodrigo Klyngerr

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply