sponsor

sponsor

Slider

Imagens de tema por kelvinjay. Tecnologia do Blogger.

Rádio Mega DJ

Pesquisar este blog

Parceiros do Blog RK News

Blog Archive

Rivaldo Júnior Fotografias

Recent in Sports

Home Ads

Recent Tube

Business

Technology

Life & style

Games

Sports

Fashion

» »Unlabelled » Governo prevê retomada da alíquota de IPI em julho

Estoques de carros produzidos nas fábricas está elevado, gerando crise no setor automotivo. Foto: Divulgação
O Sr. Luiz Fernando Teixeira Nunes, secretário-adjunto da Receita Federal, afirmou, dia 26, que o órgão trabalha com a retomada das alíquotas "cheias" do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de veículos automotores a partir de julho. Isso significa que os descontos de IPI dados pelo governo para o setor devem terminar.

"A previsão é que o IPI seja colocado na alíquota cheia a partir de julho. Qualquer mudança de entendimento de cenário, qualquer postergação que ocorra, a receita que será arrecadada poderá ser revista. Até o momento, a gente trabalha com o IPI cheio [a partir de julho]", disse o secretário da Receita à imprensa.

Alíquotas do IPI

Pela programação do governo, anunciada no início do ano, a alíquota do IPI para os carros populares (1.0) permanece em 3% até 30 de junho, quando o governo então vai avaliar se haverá um novo aumento, para 7% (alíquota que vigorava antes da equipe econômica determinar a redução do IPI, no início de 2012.

Para automóveis com motor entre 1.0 e 2.0 flex, a alíquota do IPI subiu de 7% até o fim do ano passado para 9% no início de 2014, e pode retornar ao patamar de 11% em julho, dependendo da análise do governo. Para os veículos com o mesmo motor, mas movidos apenas a gasolina, a alíquota subiu de 8% para 10% em janeiro e pode avançar para 13% em julho.

Os “utilitários” também tiveram alta no IPI, que passou de 2% – que vigoravam até o fim de 2013 – para 3% em 1° de janeiro. 

A partir de julho, o imposto para essa categoria pode subir para 8%. No caso dos “utilitários”, usados para transporte de carga, a variação foi dos mesmos 3% no início do ano e, em julho, se houver alta, o IPI pode avançar para 4%.

Dificuldade para aumentar

Em 2014, ano marcado por eleições presidenciais, o governo desistiu de aumentar os impostos sobre cosméticos, que estava sendo estudado anteriormente, e também decidiu adiar para setembro a entrada em vigor do aumento dos impostos sobre bebidas frias (cervejas, refrigerantes, refrescos, isotônicos e energéticos), que será feito de forma escalonada (parcelada). Também poderá ter um pouco mais de dificuldade para aumentar o IPI dos veículos, previsto para julho, diante de dificuldades de vendas enfrentadas pelo setor.

O governo mexeu no IPI dos veículos em maio de 2012, quando as fábricas estavam com estoques acima da média. O objetivo foi estimular as vendas e evitar demissões. 

Inicialmente, o imposto foi “zerado” para carros 1.0, e as alíquotas dos demais foi reduzida. O desconto no IPI fez a indústria automobilística bater recordes nos meses seguintes. Em janeiro do ano passado, o imposto começou a ser recomposto.


*Com informações da Tribuna do Norte

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply