Alunos dos diversos cursos de saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) apresentaram nesta quinta-feira (09) projetos de intervenção realizados em nove Unidades de Saúde da Família da cidade ao longo o segundo semestre de 2010. Os trabalhos foram desenvolvidos por meio das atividades do PET- Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde), uma iniciativa federal, executada pela universidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Divulgação/SMS
Os projetos foram elaborados por meio de atividades de duas disciplinas
A estudante Rossana Bezer da Silva, aluna do 1° período de odontologia , que participou do grupo que trabalhou na unidade de saúde do Santarém , ressalta a importância do contato com a população e funcionamento das ações da Estratégia de Saúde da Família na cidade para a sua formação profissional. “ É muito bom, é uma outra vivência, a maioria do nosso grupo morava na zona sul e desenvolvemos o projeto em uma unidade na zona norte, uma realidade diferente da que conhecíamos perto das nossas casas. Aprendemos todo o funcionamento da unidade básica de saúde e ainda conhecemos melhor todas as profissões”, diz.
Durante o evento de ontem, promovido no auditório da reitoria da UFRN, cada grupo expôs banners com fotos e explanações das ações junto à comunidade. O evento contou com a participação de professores e profissionais da rede municipal de saúde, que desenvolvem a função de preceptores dentro das unidades de saúde, para a orientação dos estudantes.
Os projetos foram elaborados por meio das atividades de duas disciplinas “Saúde e Cidadania” SACI (Saúde e Cidadania) e POTI (Programa de orientação Tutorial Integrado para o Trabalho em Saúde), componentes curriculares dos diversos cursos na área de saúde e de alguns cursos da área de humanas da universidade e hoje integradas ao trabalho do PET – Saúde. Programa que tem como intuito unir o conhecimento recebido pelos universitários de forma teórica em sala de aula com a vivência das necessidades da população.
“Através das duas disciplinas , os alunos desde o começo do curso sabem o que é um serviço de saúde e os professores e a comunidade já tem outra dimensão em relação ao entendimento do que é a saúde. O aluno tem um lugar mais próximo da realidade, acompanhando todo o trabalho a promoção da saúde e prevenção de doenças, o que contribui para uma melhor formação profissional e consolidação dos serviços do SUS’’ explica a professora do Departamento de Odontologia da UFRN, Socorro Feitosa.
Para a coordenadora de Estratégias da Saúde da Família da SMS, Ariane Rose Souza, a prática vivenciada pelo futuro profissional de saúde, através das ações no PET traz tanto um maior preparado humanístico, com o conhecimento da realidade das unidades de saúde nas comunidades, como propicia um maior envolvimento da população e o fortalecimento das ações de promoção à saúde nas unidades.
O estudante Luiz Carlos Alves Junior, aluno do 3° período de odontologia, relembra a experiência vivida junto a equipe e pacientes da Unidade de Saúde da Família do Satarém, onde o grupo da universidade desenvolveu um projeto multidisciplinar para uma reorganização do salão utilizado para a reunião de grupos de idosos, gestantes e hipertensos.
“Nosso grupo preferiu fazer um trabalho que envolvesse todos os cursos e que fosse organizado dentro da própria unidade. Pensamos como uma melhor organização do espaço pode contribuir para a saúde das pessoas que trabalham e são atendidas na unidade. No começo ficamos com a visão que era cansativo, porque além do projetos, tínhamos as outras disciplinas da área de saúde e que são pesadas mas nos integramos à equipe da unidade básica, conhecendo com detalhes a rede pública, para algo em benefício da comunidade”, coloca Luiz Carlos Alves Junior.
*Fonte: Assessoria SMS
*Reportagem retirada do site do Jornal Tribuna do Norte
*Site: www.tribunadonorte.com.br
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