sponsor

sponsor

Slider

Imagens de tema por kelvinjay. Tecnologia do Blogger.

Rádio Mega DJ

Pesquisar este blog

Parceiros do Blog RK News

Blog Archive

Rivaldo Júnior Fotografias

Recent in Sports

Home Ads

Recent Tube

Business

Technology

Life & style

Games

Sports

Fashion

» »Unlabelled » Bombeiros apresentam relatório sobre problemas de estrutura e riscos de enchentes no RN

O Corpo de Bombeiros apresentou nesta segunda-feira (31) o relatório sobre a possibilidade de enchentes no Rio Grande do Norte. De acordo com o relatório, os municípios de Assu, Carnaubais, Pendências, Itajá, Alto do Rodrigues, Ipanguaçú,, Macau, Porto do Mangue, Apodi, Caraúbas, Governador Dix Sept-Rosado, Felipe Guerra, Ipanguaçu, Tangará, Jucurutu e São Paulo do Potengi correm riscos de inundações no período chuvoso.

Com base na informação de que a previsão é um período de chuvas acima da média neste ano, assim como ocorreu em 2008 e 2009, os Bombeiros apontaram os problemas que podem afetar tanto as residências em áreas de risco, quanto as produções agrícolas e de pecuária e carcinicultura no estado.

Em Assu, os Bombeiros apontaram para o problema na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, que apresenta erosão em parte da parede externa do reservatório. No relatório, eles alertam para a necessidade de conserto da estrutura da barragem por parte do Dnocs. Além disso, o relatório também apontou para o perigo de desmoronamento na ponte Felipe Guerra, no sentido Natal-Assu, devido ao comprometimento de um dos pilares, que pode ruir caso ocorra a enchente no rio Piranhas/Açu.

Ainda na cidade, os Bombeiros alertaram para os riscos de alagamento de casas próximas ao rio Piranhas/Açu, principalmente no bairro de Lagoinhas. Caso ocorra o alagamento, os Bombeiros também apontam para o risco de que as comunidades de Linda Flor, Santo Antônio, Martins, Estevão e Ilha Forte fiquem ilhadas. Os municípios de Carnaubais, Pendências, Itajá, Alto do Rodrigues, Ipanguaçú, Macau e Porto do Mangue também correm o risco de alagamento, caso o rio Piranhas/Açu aumente o nível como em 2008 e 2009.

Em Ipanguaçu, os Bombeiros alertaram para o comprometimento da parede da barragem Pataxó, que também seria fruto da falta de manutenção do reservatório. O relatório dos militares expõem a necessidade de conserto das comportas para que possa ser dada vazão e diminuir o nível das águas, além do desassoreamento do rio Pataxó e Piranhas/Açu.

Outra barragem comprometida, de acordo com os Bombeiros, é Guarita, em Tangará. O trabalho no local já está sendo realizado, mas eles também sugeriram o trabalho de limpeza do açude e também do reservatório Gaspar, na mesma cidade, para aumentar a capacidade de armazenamento d'água.

Já na cidade de Jucurutu, os CBM detectou defeito nas comportas das estações elevatórias de água, por falta de manutenção e o problema nas bombas, que não impediram o alagamento de 135 residências na cidade. Para os Bombeiros, é preciso que haja o conserto dos equipamentos e seja realizado um estudo para saber se as bombas utilizadas para retirar a água do bairro Vila Santa Isabel, o chamado conjunto do Dnocs, são capazes de impedir uma nova inundação.

O problema detectado em Apodi afeta diretamente a economia local, caso as previsões meteorológicas se confirmem. Foi constatado risco de inundação em campos de pecuária situados nas proximidades da barragem Júlio Marinho e o risco de inundação do Vale do Apodi, caso a Barragem do Apodi venha a sangrar. Atualmente, o reservatório já está com 78% do volume total.

Os Bombeiros também observaram o risco de alagamento e desabamento de algumas residências das comunidades de Caboclo, Caraforça, Carpina, Várzea de Salina e Várzea da Carreira, e com grande potencial dessas comunidades ficarem isoladas, assim como Trapiá I e II, Bamburral, Cipó e Baixa Faixada I e II.

Dividido em quatro regiões, o Vale do Apodi, de acordo com os bombeiros, corre risco de de danos à pecuária na região da chapada, isolamento da cidade na região da areia, enquanto há o risco de alagamentos, desabamento de casas, morte de animais, além de nove (9) mil pessoas serem afetadas na região da várzea, e perigo de danos a estradas e isolamento de onze comunidadesna região da pedra. No Vale do Apodi, os Bombeiros apontam para perigo de inundações também em Caraúbas, Governador Dix Sept-Rosado e Felipe Guerra.

Conforme os fatos ocorridos nos últimos dias e ainda risco de calamidades que várias cidades do estado vêm passando, os Bombeiros acreditam que "é importante que a Defesa Civil Estadual, juntamente com as prefeituras municipais, em caráter permanente, atuem no planejamento de ações de prevenção e preparação das comunidades para situações de emergências e desastres".

*Reportagem do site do jornal Tribuna do Norte

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply