sponsor

sponsor

Slider

Imagens de tema por kelvinjay. Tecnologia do Blogger.

Rádio Mega DJ

Pesquisar este blog

Parceiros do Blog RK News

Blog Archive

Rivaldo Júnior Fotografias

Recent in Sports

Home Ads

Recent Tube

Business

Technology

Life & style

Games

Sports

Fashion

» »Unlabelled » Rio do Fogo vai pedir apoio do Estado e da União

Foto: Emanuel Amaral
A prefeitura de Rio do Fogo começou a levantar os prejuízos sofridos pelos produtores de jerimum do Vale do Puanú e, com os números em mãos, até a próxima semana pretende pedir apoio ao governo do estado e, se necessário, à bancada federal potiguar, para tentar amenizar o impacto dos prejuízos no distrito. Como mostrou reportagem da TRIBUNA DO NORTE ontem, com as chuvas que caíram neste início de ano, toda a área plantada na região ficou inundada, houve uma perda de 80% na produção e de aproximadamente R$ 3 milhões para quem investiu no cultivo. A par da situação, o Banco do Nordeste, com quem parte dos produtores contraiu empréstimos para custeio e investimentos, poderá prorrogar o pagamento das dívidas, diz o gerente executivo da superintendência do banco no RN, Orlando Gadelha.

Apenas em 2010, produtores do Vale contrataram um montante de R$ 178 mil junto ao banco, entre operações de investimento e custeio – nesse caso, para cobrir despesas relativas à atividade. Gadelha calcula que cerca de 10 produtores pegaram financiamento. Dentre as operações, quatro aderiram ao Proagro, um seguro para a atividade agrícola que cobre em torno de 60% do valor que estavam prevendo obter de receita. “Os produtores que tiverem aderido ao Proagro no momento da contratação do empréstimo poderão solicitar a cobertura do seguro”, reforça.

 Para solicitar essa cobertura e também a prorrogação do pagamento dos financiamentos os agricultores devem se dirigir à agência em que contrataram a operação, munidos do contrato, de documentos pessoas e também de um laudo técnico atestando as perdas. “O gerente de negócios do Pronaf já esteve no local conversando com o presidente da Associação dos Produtores. O banco está à disposição para conversar e analisar todo e qualquer pedido de prorrogação que vierem a fazer”, diz Gadelha.

A prefeitura do município de Rio do Fogo, que abrange o Vale do Punaú, deverá buscar mais apoio. “A situação é muito delicada. Vamos verificar junto aos órgãos competentes a possibilidade de ajuda. Estamos também analisando a possibilidade de solicitar estado de calamidade pública”, diz o prefeito, Egídio Dantas. O secretário adjunto de Agricultura do governo do Estado, José Simplício de Holanda, disse ontem que a secretaria planeja visitar o local para conferir in loco a gravidade da situação.

O vale

Distante cerca de 70 Km de Natal, o Vale do Punaú é distrito do município de Rio do Fogo e, segundo informações extra-oficiais, é a maior área produtora de Jerimum do RN. Por safra, são cerca de 250 hectares plantados e uma produção estimada entre 4 mil e 4,5 mil toneladas. Há pelo menos três anos, o “inverno” provoca, no entanto, perdas na região. O presidente da Associação dos Produtores, João Batista Bandeira Gomes, explica que o problema é que os rios Punaú e Piranhas acabam transbordando com o excesso de chuvas e a água inunda a área. “Os rios são assoreados. E é por isso que ocorre os alagamentos”, diz ele. Como o “inverno” geralmente chega à região em março, os agricultores plantam na expectativa de colher entre o final de janeiro e fevereiro. Mas há três ou quatro anos as chuvas têm se antecipado e os alagamentos pegam os agricultores de surpresa.
 
*Com informações do site do jornal Tribuna do Norte

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply